O grupo social dos negros é o mais atingido pelas desigualdades no Brasil, quando nos referimos à renda essa desigualdade fica bastante explícita, pois os brancos ganham em média o dobro dos negros, além de ocupar postos de trabalhos melhores remunerados e de maior prestígio e poder. Podemos afirmar que essa desigualdade de renda se desdobra em desvantagens no acesso à educação, à saúde, ao poder político, dentre outros fatores. Atinge de modo igual as mulheres e outros grupos sociais marginalizados, os indígenas, os migrantes internos e os imigrantes internacionais de perfil socioeconômico vulnerável. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Muitos movimentos sociais, representantes desses grupos, dentre outras reivindicações, apoiam-se na defesa de políticas afirmativas para contrastar os efeitos das desigualdades para grupos sociais particulares.
II - No Brasil ganhou destaque, entre outras, as lutas antirracistas e pelas cotas nas universidades públicas, por movimentos de defesa dos direitos de minorias sociais como mulheres e negros.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!