O relevo brasileiro é definido por sua forma, topografia e volume altimétrico. Além disso, apresenta traços comuns em sua origem, e isso permite que o conjunto possa ser individualizado. A sua característica de formação está associada a forças endógenas e exógenas. De forma clara, o relevo apresenta diversidade em suas formações, sejam elas construídas por forças de erosão, falhamento ou dobras, podendo ser emersas e submersas. Uma das principais estruturas do relevo são as bacias hidrográficas. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As bacias sedimentares apresentam características morfoestruturantes, que são formas de depressão preenchidas com detritos carregados provenientes de áreas próximas.
II- As forças externas que agem sobre o relevo brasileiro são agentes ativos que formatam as estruturas escurindo as diferentes formas de relevo.
III- O relevo característico brasileiro é originado principalmente por forças endógenas (forças internas), o que favorece o predomínio das planícies.
IV- Uma das mais extensas bacias do mundo é a bacia amazônica, cuja principal característica é a vazão, por ser uma bacia de planalto.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!