Questão de História da Educação Brasileira

Em relação à Primeira República, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade, considerando V para VERDADEIRO e F para FALSO.

I – Mesmo depois da Proclamação da República não houve grandes mudanças no pensamento educacional, permanecendo certa formalidade no ensino. Porém, com a chegada de imigrantes às fazendas de café e, posteriormente, com o processo de urbanização da cidade de São Paulo, decorrente da migração dos trabalhadores que saíam dessas fazendas em direção à cidade, em busca de novas oportunidades de trabalho no comércio e na indústria, o capital estrangeiro se fez presente na sociedade, e, sob influência dos princípios do positivismo, de Auguste Comte, o pensamento se voltou para o tecnicismo e a ciência.

II – A Constituição de 1891 reafirmou a descentralização do ensino, porém a educação elementar não recebeu a devida atenção, persistindo a dualidade. As reformas educacionais não conseguiram muito sucesso em sua implementação, porque os senhores do café eram avessos às renovações, principalmente no que se referia à educação.

III – Rangel Pestana participou da criação da Escola do Povo, que oferecia ensino gratuito e público a alunos de ambos os sexos.

A
V.V.F.
B
F.V.V.
C
F.F.V.
D
V.F.F.
E
V.V.F.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!