A dor crônica pode ocasionar grande impacto na vida do indivíduo, em aspectos pessoais, sociais, psicológicos, emocionais e ocupacionais. Acarretando em inúmeros efeitos dentro destes aspectos, a dor crônica contribui para modificações da qualidade de vida do indivíduo, por isso a extrema importância de reconhecê-la e tratá-la adequadamente.
Diante das informações apresentadas abaixo, sobre os efeitos da dor crônica nos diferentes aspectos de vida de um indivíduo, assinale a alternativa correta:
Alterações do sono não são frequentes em portadores de doenças. Pois já foi comprovado que não há aumento no nível de estresse, consequentemente não prejudicando as funções cognitivas.
Estudos mostram que a dor não é responsável por grande aumento do absenteísmo, apontando que não há necessidade da mudança de função e muito menos de desemprego. Os trabalhadores que mantiveram a atividade de trabalho apesar da dor não apresentaram efeitos adversos, mantendo nível de produtividade.
De modo menos definitivo, os interneurônios inibidores gabaérgicos ou glicinérgicos podem ser modulados, exercendo um efeito menos evidente, podendo até desenvolver uma ação excitatória em decorrência dos níveis iônicos a que ficam expostos.
As células liberam diversas substâncias inflamatórias (prostaglandinas, ATP/ADP, serotonina, bradicinina, fator de crescimento neuronal, entre outras) que constituem a chamada 'sopa inflamatória'. Essas substâncias estimulam os nociceptores das fibras C e A-delta, que transformam esse estímulo em potencial elétrico.
Neurotransmissores e fatores tróficos são liberados, mantendo uma resposta mais intensa e mais prolongada. Ocorre também aumento do número de receptores.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!