Questão de Fisiologia
AVTR, 19 anos, vítima de afogamento na praia de Boa Viagem, zona sul do Recife, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, sendo realizado respiração artificial (boca a boca) no local, sendo encaminhada posteriormente para uma UPA, onde chegou consciente e reagindo aos estímulos. Sabendo que na expiração, eliminamos mais CO2 do que O2, qual a melhor justificativa para o sucesso no procedimento realizado:
A
O CO2 oferecido à vítima é convertido em ácido carbônico na corrente sanguínea, dissociando-se e liberando prótons de hidrogênio que migram para o LCR, os quais ativam quimiorreceptores centrais localizados na porção ventral do bulbo, resultando em maior esforço respiratório.
B
O CO2 ofertado ativa quimiorreceptores periféricos que aumentam o esforço respiratório.
C
O CO2 ofertado aumenta a pressão parcial sanguínea desse gás que é capaz de migrar para o LCR. Lá, é convertido a ácido carbônico que ao se dissociar libera prótons de hidrogênio que ativam quimiorreceptores centrais, resultando em maior esforço respiratório.
D
O CO2 ofertado provoca alcalose sanguínea que ativa receptores sensíveis ao pH no córtex cerebral, ativando o sistema límbico que promove aumento da frequência respiratória.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!