O texto acima relata sobre a patologia pulpar descrita como abcesso dentoalveolar, a qual possui quadros de evolução.
Com base no diagnóstico de abcesso dentoalveolar, indique a alternativa correta:
O abcesso dentoalveolar em evolução apresenta teste de vitalidade positivo, dor localizada, percussão vertical e horizontal é negativo, com ponto de flutuação. Pode cronificar, ocorrer a fase de abcesso dentoalveolar evoluído ou ter complicações sistêmicas.
No abcesso dentoalveolar inicial a dor é ausente, no teste de percussão vertical e horizontal apresentam sem dor, possui edema, não há mobilidade dentária. A evolução do quadro será a pulpite irreversível ou necrose pulpar.
No abcesso dentoalveolar evoluído a dor é difusa, moderada, com sensação de dente crescido, tem edema, localizado com ponto de flutuação. Pode cronificar, ocorrer a drenagem espontânea, ou ter complicações sistêmicas.
No abcesso dentoalveolar crônico a dor é presente, teste de vitalidade é positivo, percussão vertical e horizontal não apresenta sintomatologia dolorosa, apresenta mobilidade. A evolução pode ser a manutenção do quadro, reagudização.
No abcesso dentoalveolar agudo inicial a dor é difusa, moderada, com edema. Pode evoluir para a fase evoluída, cronificação ou complicações sistêmicas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!