Questão de Teoria Literária

Com base nessas considerações, analise algumas situações hipotéticas, identificando a alternativa que expresse o trabalho com a música e a com literatura corretamente em sala de aula.

A

Ao explicar o romance Cidade de Deus, de Paulo Lins, o professor Jair se abstém da leitura da obra para explicar o pioneirismo do samba nas comunidades periféricas do Rio de Janeiro.

B

O professor João, ao explicar o romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, tece um paralelo reflexivo com o gênero musical português da modinha.

C

Para ensinar o valor poético dos romances de Martinho da Vila, o professor Davi aborda rasamente as músicas do cantor. Ele reforça o caráter literário, evidenciando a narratividade da obra.

D

Antes de abordar o romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, o professor Douglas deixa algumas canções populares tocarem livremente em detrimento à leitura do romance.

E

O professor Pedro prefere afirmar que a literatura e a música são artefatos artísticos distintos. São raros os exemplos de obras poéticas que podem ser trabalhadas pelo uso da musicalidade.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados