Segundo Ruoti, Morris e Cole (2000, p.131), “o equilíbrio é uma tarefa motora complexa que exige integração de informação sensitiva, coordenação motora e controle biomecânico”. Durante a gestação, a mulher apresenta uma alteração em seu centro de gravidade pela distensão abdominal. Essa mudança postural acarreta sobrecarga para a região lombar e consequente aumento da tensão muscular local. Por quais razões o ambiente aquático terapêutico constitui uma opção favorável ao exercício durante o período gestacional?
O empuxo diminui as forças de compressão articulares pela diminuição da descarga de peso. A compressão sobre os discos intervertebrais é aliviada. O equilíbrio fica perturbado pela flutuação e a estabilidade fica desafiada. Assim, as reações posturais automáticas estereotípicas usadas pelos humanos são ativadas como as de tornozelo, quadril e da coluna vertebral, favorecendo o recrutamento isométrico das fibras musculares e ativando um tônus postural adequado e maior estabilidade articular.
O empuxo proporciona flutuação e consequente diminuição da descarga de peso corporal articular, aliviando as dores musculares na região lombar. O corpo reage à necessidade de manutenção postural dada pelo alinhamento dos centros de gravidade e flutuação, recrutando as fibras musculares dos eretores de coluna, fortalecendo-as e hipertrofiando-as, acarretando uma melhor sustentação da postura durante a gestação.
As reações estereotipadas empregadas pelos humanos para a manutenção biomecânica articular durante as situações de desequilíbrios são estimuladas no ambiente aquático terapêutico. E, pelo comum aumento do número de células adiposas durante a gestação, há um aumento da densidade corporal da gestante, levando a uma menor capacidade de flutuação e, consequentemente, menor necessidade de ajuste postural, relaxando a musculatura paravertebral e aliviando a sintomatologia dolorosa decorrente da alteração postural gestacional.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Todas as alternativas anteriores estão incorretas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!