A dor crônica pode ocasionar grande impacto na vida do indivíduo, em aspectos pessoais, sociais, psicológicos, emocionais e ocupacionais. Acarretando em inúmeros efeitos dentro destes aspectos, a dor crônica contribui para modificações da qualidade de vida do indivíduo, por isso a extrema importância de reconhecê-la e tratá-la adequadamente. Diante das informações apresentadas abaixo, sobre os efeitos da dor crônica nos diferentes aspectos de vida de um indivíduo, assinale a alternativa correta:
Alterações do sono não são frequentes em portadores de doenças. Pois já foi comprovado que não há aumento no nível de estresse, consequentemente não prejudicando as funções cognitivas.
Estudos mostram que a dor não é responsável por grande aumento do absenteísmo, apontando que não há necessidade da mudança de função e muito menos de desemprego. Os trabalhadores que mantiveram a atividade de trabalho apesar da dor não apresentaram efeitos adversos, mantendo nível de produtividade.
A dor crônica não afeta a vida social e as atividades de lazer do indivíduo, pois os indivíduos conseguem manter a induz a modificação de diferentes nociceptores.
As emoções negativas, a irritabilidade e a raiva, causadas pela dor persistente, apresentam um impacto negativo nas relações interpessoais e causam estresse nas relações familiares. A vida profissional, social e diária dos familiares também acaba sendo afetada. Admite-se que algumas regiões cerebrais que fazem parte da matriz dolorosa estejam implicadas nesse processo (amígdala, ínsula e córtex cingulado anterior).
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!