Questão de Redação - Reescritura de texto

Resposta correta: A C 5 H 15

Qual das afirmações a seguir é verdadeira sobre o discurso do eu lírico no poema?

A
(V) Ao conclamar os brasileiros, com o uso da primeira pessoa do plural, a descobrir, colonizar, educar, louvar e adorar o Brasil, o eu lírico expressa um discurso carregado de ironia, a qual se torna explícita na última estrofe do poema, quando declara a ideia de esquecer o Brasil. Com isso, critica‑se uma concepção idealizada de país empregada por um discurso exageradamente nacionalista, que exalta as qualidades e procura esconder as mazelas e as problemáticas sociais. Nos últimos versos, essa crítica é intensificada, quando o eu lírico expressa que o Brasil está farto desses “terríveis carinhos” e afirma que essa nação idealizada não existe na realidade.
B
(F) O discurso do eu lírico não é direcionado a uma parcela específica da população nem revela a defesa de ideias atribuídas a um partido político. O que ocorre é a sátira de um tipo de discurso que promove uma concepção idealizada de nação e ignora a realidade do país.
C
(F) Em alguns versos, como “Precisamos louvar o Brasil” e “Precisamos adorar o Brasil”, o poema remete ao ufanismo. Contudo, a compreensão global do texto permite identificar que o eu lírico adota a ironia e utiliza esse discurso ufanista exatamente para se contrapor a ele.
D
(F) Pelo tom exaltado do discurso, no início parece que o eu lírico incentiva seus concidadãos a assumirem ideais revolucionários, tendo em vista a mudança de paradigma proposta pelo uso da forma verbal precisamos, por exemplo. Entretanto, essa ideia é desconstruída na última estrofe, quando se identifica o tom de ironia do discurso.
E
(F) O uso da primeira pessoa do plural se destaca no poema como forma de aludir a uma coletividade, relacionada à ideia de povo ou nação, e não como uma referência ao fato de esse povo ser unido ou não. Além disso, considerando o sentido geral do poema, observa‑se que o eu lírico contesta o discurso utópico que idealiza uma nação.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!