Existem alguns métodos de investigação das propriedades das rochas que servem para identificar e classificar. Segundo Maciel Filho e Nummer (2014), é possível descrever uma rocha através das seguintes características: a) Composição química: é responsável por identificar os minerais que estão presentes nas rochas. b) Estrutura: está relacionada com aspectos macroscópicos observados em rochas no campo. Dentre as principais estruturas estão: maciça, que apresenta um aspecto homogêneo e sem orientação dos constituintes; estratificada, apresenta-se em camadas ou estratos; vesicular e/ou amigdaloide, que são espaços vazios (cavidades) preenchidos ou não de minerais e, por fim, fluidal, que são estruturas que apresentam minerais prismáticos orientados em uma direção preferencial e foliada. Há um terceiro método para investigar as propriedades das rochas. Assinale a alternativa que corresponde a esse método.
Clivagem: é referente à organização interna da rocha, apontando a forma, o tamanho e também as relações entre os minerais constituintes (TADDEO; RODRIGUES, 1976). A dimensão relativa dos minerais é o principal aspecto de textura.
Gramatura: é referente à organização interna da rocha, apontando a forma, o tamanho e também as relações entre os minerais constituintes (TADDEO; RODRIGUES, 1976). A dimensão relativa dos minerais é o principal aspecto de textura.
Textura: é referente à organização interna da rocha, apontando a forma, o tamanho e também as relações entre os minerais constituintes (TADDEO; RODRIGUES, 1976). A dimensão relativa dos minerais é o principal aspecto de textura.
Organoléptica: é referente à organização interna da rocha, apontando a forma, o tamanho e também as relações entre os minerais constituintes (TADDEO; RODRIGUES, 1976). A dimensão relativa dos minerais é o principal aspecto de textura.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!