Questão de Avaliação de Impacto Ambiental

A Lagoa de Carapicuíba é um corpo de água formado pela inundação de antigas cavas de extração de areia, situada às margens do Rio Tietê, na zona urbana do município de Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo. Estudos ambientais realizados após a ocorrência de um episódio de mortandade de peixes nessa lagoa levantaram as seguintes informações: I. há contribuição permanente de dois córregos poluídos por esgotos domésticos e de chorume proveniente de antigo “lixão” situado em suas margens; II. há estratificação térmica na coluna d’água; III. as concentrações de OD variam entre 4 e 7 mg/L nas camadas superficiais e existe anoxia a partir de profundidades entre 4 e 5 m; IV. há grande concentração de nutrientes e clorofila-a; V. a profundidade média é 10 m. A partir dessas informações, é INCORRETO afirmar:

A
não há correlação entre mortandade de peixes e a existência de estratificação térmica e anoxia.
B
uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD em decorrência da morte de algas provocada por uma sequência de dias frios e nublados.
C
uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD abaixo de 4 mg/L em decorrência da quebra de estratificação da coluna d’água.
D
há correlação entre estratificação térmica e anoxia nas camadas mais profundas.
E
esse corpo de água possui grande tendência à eutrofização.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!