A manutenção da qualidade em pós-colheita necessita da compreensão de diversos mecanismos fisiológicos que estão envolvidos após a separação de frutos, flores, sementes, entre outros órgãos. Embora separados, esses produtos continuam em atividade celular, apresentando trocas gasosas e consumo de energia. Com base nas diferenças de padrão respiratório, os frutos podem ser classificados em dois grupos: climatéricos e não climatéricos. Sobre a fisiologia pós-colheita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Frutos climatéricos são aqueles que apresentam uma elevação na taxa respiratória, possibilitando o avanço no processo de maturação, como ocorre com a maçã, o tomate, a manga e a banana.
( ) Frutos não climatéricos são aqueles que não apresentam elevação da taxa respiratória, por isso, devem ser colhidos em estágios mais adiantados de maturação, como a uva, a laranja e o morango.
( ) A aplicação dos conhecimentos em relação ao comportamento e à fisiologia em pós-colheita de sementes, frutos, flores e hortaliças implica em redução na qualidade e no tempo de prateleira desses produtos.
( ) A adoção de cuidados na colheita, evitando ferimentos e utilizando medidas de conservação, como o resfriamento e a modificação da atmosfera gasosa, possibilita ampliar a oferta e manter os atributos sensoriais por mais tempo.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!