Independente do tema e metodologia escolhidos por um pesquisador que se dedica aos estudos da memória e história oral, é importante manter cuidados éticos para assegurar e resguardar a dignidade do participante, bem como do uso que será destinado às informações no prolongamento dos estudos e redação dos resultados da pesquisa.
Sobre os cuidados éticos na pesquisa de memória e história oral, analise as sentenças que seguem:
I - A entrevista deve ser precedida de contatos onde o entrevistado é consultado sobre a vontade de testemunhar, pois quando decide participar, deve receber todas as informações sobre a pesquisa.
II - O entrevistado deve receber e assinar o termo de “aceite e livre consentimento” da pesquisa, bem como o “roteiro das questões” que serão abordadas no momento da entrevista.
III - Quando se trata de pessoas acima de 60 anos de idade, não há necessidade de perguntar sobre sua vontade espontânea em participar da entrevista e prestar informações da pesquisa, uma vez que elas possuem muita disposição para testemunhar.
IV - Estar atento aos horários de rotina doméstica, trabalho ou compromissos familiares, sociais e de saúde dos entrevistados, consiste em uma postura responsável e respeitosa.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!