Questão de Psicologia juridica

A sociedade tem a sua própria concepção sobre violência, porque ela é um produto de seu meio. Portanto, não é possível definir violência sem caracterizá-la socialmente, pois ela se nutre de fatos políticos, econômicos e culturais traduzidos nas relações cotidianas. Mesmo que atos de violência estejam presentes universalmente, eles não são percebidos da mesma maneira, tendo representações e significados distintos em cada contexto.

A
A teoria da aprendizagem social de Bandura afirma que aprendemos comportamentos sociais através da observação e imitação; somos recompensados e punidos por estes comportamentos. No caso da violência, comportamentos comumente percebidos como inapropriados podem ser “permitidos” caso haja um modelo que os legitime. É o caso da “violência que gera violência.”
B
A violência contra minorias (mulheres, negros, homossexuais, por exemplo) é um fenômeno comum na nossa sociedade. Leis e ações sociais que visam punir e dar maior visibilidade à violência praticada contra estas minorias têm enfrentado resistência dentro da sociedade, por se tratar de políticas segregacionistas e que criminalizam o livre pensar.
C
A violência é um ato consciente e deliberado, no qual, em uma situação de interação social, um ou vários atores agem de maneira direta ou indireta, causando danos a uma ou várias pessoas, em sua integridade física, em sua integridade moral, em suas posses, ou em suas participações simbólicas e culturais. Há intenção no agir violento, que se constitui socialmente como instrumento de domínio e opressão.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!