Questão de Pré-cálculo
A problemática decorrente da relação que a sociedade urbano-industrial estabelece com a natureza, no modelo de desenvolvimento capitalista, também se expressa espacialmente no campo. Em particular, no campo brasileiro, considerando o papel estratégico que historicamente a agricultura capitalista desempenha para a inserção produtiva do Brasil na economia mundial. Assim, considerando a relação estabelecida entre a agricultura e o meio ambiente, no Brasil, é correto afirmar que:
A
A prática da monocultura agroexportadora em grandes extensões de terras favorece o desequilíbrio ecossistêmico pelo desenvolvimento de pragas nocivas ao solo, como ocorre no cultivo da soja, do algodão e do milho.
B
A utilização de insumos químicos na agricultura capitalista possibilita a correção natural dos solos, aumentando a fertilidade da camada orgânica e, consequentemente, elevando a produtividade na safra agrícola.
C
Os problemas ambientais na agricultura se acentuam nas áreas de fronteiras agrícolas do agronegócio em virtude da utilização de técnicas extensivas no manejo agrícola que degradam a capacidade produtiva da terra.
D
O plantio direto de forrageiras entre as plantações perenes e o terraceamento em curvas de nível são práticas de manejo agrícola que contribuem para o agravamento dos problemas ambientais rurais.
E
O agronegócio é um modelo sustentável de produção agrícola, dos pontos de vista ambiental, social e econômico, contribuindo de forma significativa com a geração de emprego em larga escala e de renda no campo brasileiro.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!