No que diz respeito à relação entre avaliação comportamental e direcionamento das intervenções do profissional psicólogo no contexto hospitalar, assinale a alternativa:
Dados individuais do paciente relativos à sua história de vida e condições ambientais responsáveis pela aquisição de sua doença propiciam ao psicólogo a realização da análise funcional de contingências pré-patológicas.
A identificação de características da comunicação entre paciente e equipe é de extrema importância no trabalho do psicólogo hospitalar, mas não auxilia na análise de questões relacionais para seguimento de orientações médicas.
A definição de limites da intervenção do profissional psicólogo junto ao paciente hospitalizado é influenciada por diversos fatores ambientais, dentre os quais não se levam em consideração os aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais alterados a partir da doença, já que o acesso a estes é extremamente dificultado neste tipo de contexto.
A análise e intervenção sobre a baixa adesão ao tratamento não possuem qualquer relação com problemas e dificuldades relacionados a procedimentos terapêuticos.
A identificação da rede de apoio social do paciente possibilita a análise das relações sociais estabelecidas, bem como redes de apoio necessárias à complementação da intervenção terapêutica, embora o acesso a estas variáveis não constitua parte das tarefas atribuídas ao profissional psicólogo no contexto de saúde.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!