Geralmente, estamos expostos a uma mistura de substâncias químicas e não a uma substância química isolada. Por exemplo, na água podemos encontrar pequenas quantidades de praguicidas, metais, solventes e produtos formados durante a cloração. Logicamente, essas diferentes substâncias químicas podem interferir nos efeitos umas das outras, tanto os aumentando quanto os diminuindo. Essa interferência é chamada de interação. Analise as afirmativas a seguir que contêm exemplos de interações e assinale a alternativa que possui, respectivamente, o tipo de interação.
I. Interação entre o anticoagulante varfarina e o anti-inflamatório fenilbutazona. A taxa de ligação da varfarina à albumina é de, aproximadamente, 98%, o que significa que somente 2% ficam na forma livre. Como a fenilbutazona também se liga à albumina, na presença dela há um aumento da fração livre da varfarina, o que pode causar hemorragia fatal.
II. Interação entre metais e agentes quelantes.
III. Os opioides produzem seus efeitos ligando-se a receptores opioidérgicos presentes no organismo. A naloxona é um antagonista desses receptores, ou seja, liga-se a eles, não os estimula, mas impede os agonistas (morfina, heroína) de se ligarem.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!