Questão de Terapia Cognitivo Comportamental

O médico de família e comunidade vai junto com a agente comunitária de saúde visitar a Dona Maria, de 85 anos. Ao revisar o prontuário, o médico identifica a lista de problemas: hipertensão arterial controlada, insuficiência arterial periférica, gonartrose grave e dificuldade visual.

Em relação ao caso acima, responda (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as assertivas falsas.

A
Dona Maria não apresenta declínio funcional pois mantém sua autonomia preservada.
B
O médico de família deve estimular que Dona Maria retorne ao oftalmologista para realização da cirurgia de catarata, visto que esta medida diminuirá sua morbi-mortalidade ao diminuir o risco de quedas, bem como contribuirá para manutenção da sua independência.
C
O médico de família deve aproveitar sua consulta para realizar ações de prevenção à saúde; sendo assim, deve-se solicitar para Dona Maria os seguintes exames de forma oportunística: colonoscopia, mamografia e densitometria óssea.
D
A desprescrição do diazepam é desnecessária pois, como a mobilidade de Dona Maria é reduzida, seu risco de queda é desprezível.
E
A baixa acuidade visual causada pela catarata e o distúrbio de marcha são fatores de risco extrínsecos importantes que aumentam o risco de quedas para Dona Maria.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!