Questão de Psicologia juridica
A capacidade do homem em ser agressivo apoia-se predominantemente em bases biológicas ou sociais. Mas, dada à propensão humana para a agressão, quando e em que condições as pessoas realmente agem de modo agressivo? Assinale a alternativa que não representa um dos fatores que podem favorecer a agressão.
A
A provocação direta. O ataque direto – físico ou verbal – constitui uma das influências mais óbvias sobre o comportamento agressivo, já que a provocação tende a gerar na vítima um sentimento de reciprocidade.
B
Família. Os pais, que costumam disciplinar os filhos através de gritos, castigos e surras, estão, na verdade, “modelando” a agressão como um método natural de lidar com os problemas.
C
Normas sociais. Nós aprendemos através da imitação e do reforçamento quando, como e contra quem podemos ser agressivos. As pessoas aprendem, portanto, se devem ou não responder de forma violenta a determinados estímulos ambientais. A distinção entre os estímulos que estão associados à expressão da agressão e os que estão associados a sua inibição, é regulada por normas sociais.
D
Os fatores ambientais. Dentre os fatores ambientais que aumentam a probabilidade de atos agressivos, os mais estudados pelos psicólogos sociais são o calor e a superpopulação.
E
O gênero. Estudos mostram que as mulheres, por questões biológicas, são mais agressivas do que os homens, principalmente no período que antecede seu período menstrual e o que antecede a ovulação.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!