Questão de Toxicologia

Quais são as principais diferenças entre os acidentes botrópico e crotálico?


I - O veneno botrópico é composto principalmente por proteínas, enquanto o veneno crotálico é composto por crotoxina, crotamina, giroxina e convulxina.

II - O veneno botrópico apresenta ações proteolíticas ou necróticas e vasculotóxicas, enquanto o veneno crotálico apresenta ações neurotóxicas e miotóxicas.

III - Os sinais clínicos do acidente botrópico incluem prostração, inapetência, apatia, taquipneia, edema, equimose, hemorragias, bolhas, intensa sensibilidade dolorosa, claudicação, dispneia, insuficiência respiratória, dificuldade de se alimentar, hipotensão, hipotermia, choque hipovolêmico, sudorese e êmese, enquanto os sinais clínicos do acidente crotálico incluem transtornos de locomoção, fasciculações musculares, flacidez da musculatura facial, ptose palpebral, midríase, oftalmoplegia, disfagia, sialorreia, alteração na fonação, depressão neurológica grave, dores musculares generalizadas e urina de coloração marrom.

IV - O diagnóstico do acidente botrópico é feito por meio da dosagem de aspartato aminotransferase (AST), creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH), enquanto o diagnóstico do acidente crotálico é feito por meio da dosagem de AST, CK e LDH, que são enzimas características da ação miotóxica do veneno crotálico.

V - O tratamento do acidente botrópico é feito com soro antibotrópico SAB, enquanto o tratamento do acidente crotálico é feito com soro anticrotálico SAC, fluidoterapia, diuréticos e analgésicos.

A
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
B
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
C
Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
D
Todas as afirmativas estão corretas.
E
Todas as afirmativas estão incorretas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!