Questão de História da Educação Brasileira

Contudo, a pauta que a tornou gigante foi a defesa de outra minoria social, as mulheres. Ela observou que, embora a participação feminina durante todo o período revolucionário tenha sido intensa, inclusive nas frentes de batalha, elas foram sendo alijadas dos espaços públicos de poder. Olympe acreditava ser possível exercer sua cidadania no feminino. A recém-proclamada república, que havia embalado o sonho de tantas mulheres pela igualdade, não lhes permitiu trilhar o caminho do progresso e da liberdade ao lado dos homens. É daí que nasce a sua Declaração, um convite à luta em defesa dos direitos femininos, os mesmos direitos garantidos para os homens dois anos antes, por meio da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Aplicando a ideia de cidadania prevista na Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, bem como aquela defendida no escritos de Olympe de Gouges, escolha a alternativa correta:

A
texto de Olympe de Gouges propõe a igualdade de direitos entre homens e mulheres, enquanto a Declaração de Direitos de 1789 não menciona explicitamente qualquer direito das mulheres.
B
A Declaração de Direitos de 1789 estabelece a cidadania exclusiva aos homens, enquanto a Declaração de Direitos da Mulher e da Cidadã de Olympe de Gouges defende a soberania feminina acima dos homens.
C
Tanto a Declaração de Direitos de 1789 quanto o texto de Olympe de Gouges reconhecem a cidadania feminina e garantem igualdade de direitos entre homens e mulheres.
D
A Declaração de Direitos de 1789 garante a cidadania apenas aos homens, enquanto o texto de Olympe de Gouges propõe restrições aos direitos das mulheres.
E
A Declaração de Direitos de 1789 e o texto de Olympe de Gouges não abordam a questão da cidadania feminina, sendo focada nos direitos masculinos.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!