Questão de Sistemas Operacionais

Sobre a relação estabelecida entre os chamados índios pernambucanos e os colonizadores portugueses, é CORRETO afirmar que

A
as constantes solicitações feitas por Duarte Coelho à coroa portuguesa, no sentido de permitir que ele pudesse importar para a Capitania negros escravizados da Guiné, faziam sentido em face ao pendor natural à preguiça, apresentado pelos índios.
B
ao contrário do que ocorria na maior parte do território da América Portuguesa, não existia, nas terras da Capitania de Pernambuco, diversidade de povos indígenas. Pelo contrário, a dispersão dos caetés por todo o território pernambucano foi um dos fatores para sua rápida conquista e colonização.
C
na capitania de Pernambuco, os ataques indígenas foram constantes às vilas e plantações de açúcar. Apesar de as tropas coloniais repelirem as investidas, esses ataques não eram cessados. Esse foi um dos motivos que levaram a Coroa portuguesa a enviar ao Brasil levas de missionários, para que pudessem atuar entre os índios e ajudar na sua "domesticação".
D
os inúmeros contatos que os europeus-cristãos estabeleceram com os povos indígenas, a partir de um determinado momento da colonização, foram mediados por uma lógica colonizadora de opressão, imposição, negação, impostas pela superioridade dos colonos Portugueses. Essa era tamanha, que não permitiu o desenvolvimento de qualquer forma de resistência indígena.
E
a história das relações sociais entre os missionários franciscanos e indígenas na Capitania de Pernambuco revela a existência de inúmeros contatos ao longo do período colonial. Mais preocupados com a catequese dos povos indígenas, não exerceram nenhuma influência na política indigenista adotada pela metrópole.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!