2. A anamnese e o exame físico representam um instrumento de grande valia para a assistência, uma vez que permite ao nutricionista realizar o diagnóstico e planejar as ações, acompanhar e avaliar a evolução do paciente. A partir do momento que o nutricionista é capaz de definir diagnósticos, estabelecer prescrições, avaliar a evolução do seu cliente ele estará apto para planejar as ações dietéticas adequadas e conceder a alta do seu paciente. Sobre as etapas citadas acima, marque a alternativa correta.
I. A anamnese é parte integrante e a base clínica de qualquer consulta. No atendimento da criança, tem importância a queixa principal da família ou do paciente, que deve ser adequadamente explorada. Devem ser investigadas as condições de vacinação, alimentação atual e pregressa, doenças atuais e pregressas. Além das condições de saúde da família, devem ser investigados o ambiente domiciliar, a situação afetiva, estilo de vida e a situação socioeconômica.
II. A anamnese envolverá questões específicas aos grupos etários e tipos de dieta. Como por exemplo: lactentes em aleitamento materno, lactentes em aleitamento artificial e perguntas específicas para crianças mais velhas.
III. O exame físico representa um instrumento de grande valia para a assistência, uma vez que permite validar os achados da anamnese, identificar problemas, definir diagnóstico relacionados às carências nutricionais, planejar e implementar ações e acompanhar a evolução do paciente. Como etapa relevante, procura-se por anormalidades, sinais objetivos e verificáveis que possam conter informações sobre os problemas de saúde significativos para a identificação dos possíveis diagnósticos de desnutrição, subsídios essenciais para o planejamento da assistência.
IV. O exame físico precisa ser realizado de forma sistêmica e progressiva, ou seja, o profissional não pode deixar de observar nenhuma área do corpo, e deve seguir o padrão de observação. Quando se trata de crianças, temos algumas observações adicionais como avaliar se há hipotrofia proveniente de desnutrição primária ou secundária. Observar se há o aumento de tecido adiposo com a presença de estrias e se há sinais de problemas em articulações.
V. O Exame Físico é realizado no sentido céfalo-plantar ou, com uma revisão minuciosa de todos os segmentos e regiões corporais. Para a realização do Exame Físico o examinador necessita de conhecimentos científicos, sem os quais ele não conseguirá detectar plenamente os problemas identificados e que necessitam de sua intervenção.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!