O termo “globalização” surgiu no começo dos anos 1980, nas escolas norte-americanas de administração de empresas, como Harvard, Columbia, Stanford, dentre outras. Sobre os benefícios da globalização, podemos identificar diferentes abordagens. Na visão dos ambientalistas, a globalização se revela como um fenômeno que:
Permite a difusão do progresso técnico e do acesso a novos mercados, o que faz do fenômeno o motor do crescimento econômico, principalmente para os países em desenvolvimento.
Tem potencializado os ganhos econômicos dos países desenvolvidos em detrimentos dos não desenvolvidos cuja lógica tem reforçado as desigualdades sociais e um passivo ambiental sem recuperação.
A expansão do comércio internacional tem promovido uma onda de transmissão de conhecimento, distribuição espacial da produção de bens e serviços, incentivando a industrialização e o bem-estar social.
A tecnologia de informação diminuiu as distâncias entre os países, incentivando as cadeias produtivas globais e ampliando oportunidades de emprego para diversas comunidades.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!