Questão de Psicologia Hospitalar

Para entender melhor o declínio apresentado, é necessário ter conhecimento básico sobre o que pode sinalizar a necessidade de cuidados mais próximos, uma vez que as mudanças cognitivas, por mais inocentes que possam parecer, podem estar ligadas à demência, afetando e reduzindo a capacidade, como a perda de autonomia e independência, o que dificulta a participação do idoso em seu curso de vida na resolução de seus problemas. A seguir, estão alguns detalhes importantes sobre a demência. Qual das seguintes opções NÃO é um critério clínico para o diagnóstico de demência?

A
Ser diagnosticado quando há sintomas cognitivos ou comportamentais (neuropsiquiátricos) que interferem na capacidade de trabalhar ou nas atividades habituais, representando um declínio em relação aos níveis anteriores de funcionamento e desempenho, e não são explicáveis por delirium (estado de confusão aguda) ou doença psiquiátrica maior.
B
O comprometimento cognitivo é detectado e diagnosticado por uma combinação da história do paciente e do informante e avaliação cognitiva objetiva, através de um breve exame do estado mental ou avaliação neuropsicológica.
C
Os comprometimentos cognitivos ou comportamentais afetam pelo menos dois dos seguintes domínios: memória, funções executivas, habilidades visuoespaciais, linguagem, personalidade ou comportamento.
D
O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) é o principal teste para triagem das funções cognitivas e pode substituir uma avaliação mais detalhada.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!