Sobre as unidades funcionais de Luria é incorreto:
o nome do psicólogo russo Alexander Luria (1902-1977) está associado por alguns autores ao início do estudo da neuropsicologia, creditando ao estudioso russo a chancela de "pai" desta área de pesquisa. Juntamente com outro destacado autor, Lev Vygotsky (1896-1934), deram início aos trabalhos no Instituto de Psicologia Experimental de Moscou e ainda fizeram estudos na Ásia Central, mais especificamente no Uzbequistão (parte da URSS), que posteriormente levaram à formulação da teoria histórico-cultural (Costa, 2017).
Luria, em suas pesquisas, acreditava que o cérebro humano era um produto final, resultado da filogenética (evolução da espécie) e da ontogenética (evolução do ser), de funções adquiridas com os milhões de anos de evolução da espécie humana.
os sistemas musculares são definidos como uma coordenação de áreas cerebrais, e quando chegamos a um resultado final, um ato concreto, este se forma por meio de um processo social complexo.
numa prévia definição das funções de cada área, o pensamento luriano entende que o cérebro não trabalha apenas uma área de cada vez.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!