24- As dores pulpares podem ser causadas por agentes biológicos, agentes físicos e agentes químicos. No que se refere à ação dos agentes biológicos (microbiota), a doença cárie e as periodontopatias favorecem a agressão ao tecido pulpar pela exsudação de substâncias que afetam os túbulos dentinários. Sobre as pulpites, analise as assertivas abaixo:
I. Na pulpagia hiper-reativa, o usuário consegue localizar exatamente qual é o dente que está acometido (dor localizada), normalmente associada à ingestão de líquidos e alimentos gelados (dor ao frio), sendo que essa dor é caracterizada por ser aguda e de curta duração (dor fugaz).
II. A pulpite assintomática é caracterizada pela presença de uma inflamação aguda no tecido pulpar associada à presença de uma câmara pulpar aberta. Normalmente a polpa tumam sentir uma dor (resposta positiva) que será localizada e rápida, e que passará após a remoção do estímulo.
III. O teste de sensibilidade pulpar ao frio será fundamental para a diferenciação entre pericementite apical traumática e infecciosa: na traumática, o dente responderá negativamente enquanto, na infecciosa, o resultado será positivo.
IV. No abscesso periapical agudo em fase inicial, a sensibilidade pulpar ao frio será negativa, o teste de percussão apresentará resultado positivo e, geralmente, haverá também dor na palpação em fundo de sulco vestibular do dente afetado.
Quais estão corretas?
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!