Questão de Gestão Escolar
A diretora de determinada escola pública de ensino fundamental foi procurada pelo pai de um aluno do 6o ano que tem 14 anos. O problema apresentado pelo pai é que a renda da família é muito baixa e o menino precisa começar a trabalhar. A diretora orientou-o a transferir o filho para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que funciona à noite. Considerando a Resolução CNE/CEB no 1, de 5 de julho de 2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos – EJA (parágrafo único do art. 7o), a orientação dada pela diretora foi
A
legal, porque a identidade própria da Educação de Jovens e Adultos é a mais adequada para a situação, o perfil e a faixa etária do estudante.
B
apropriada, porque o estudante se encontra em defasagem idade-série e a matrícula na EJA será mais adequada para ele.
C
incorreta, pois a matrícula e a assistência de crianças e de adolescentes da faixa etária compreendida na escolaridade universal obrigatória é vedada.
D
correta, uma vez que está evitando a evasão: se não for transferido para o noturno, o aluno provavelmente abandonará a escola.
E
equivocada, porque a proporcionalidade, a disposição e a alocação adequadas dos componentes curriculares próprias à EJA não poderão ser estabelecidas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!