Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de escolas, como de: gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Os movimentos sociais são fontes e agências de produção de saber. O contexto escolar é um importante espaço para participação na educação. A participação na escola gera aprendizado político para a participação na sociedade em geral.
Considerando a conjuntura de lutas na atualidade, analise as afirmacoes a seguir:
I - Essa sociedade apresenta um terreno minado de ausência de resistências e lutas travadas no dia a dia de uma conjuntura propícia para os trabalhadores, detentores de maior organicidade e que têm força na cena pública.
II – Vivemos num cenário, favorável aos direitos sociais, que atesta, consensualmente, a urgência de seu debate e de sua afirmação na realidade latino-americana, em sua unidade de diversidades. Um debate que considere as particulares condições sócio-históricas e culturais que, no País, fundam a construção dos direitos enquanto conquistas e/ou concessões do poder, e os dilemas de sua efetivação na prática social.
III – Atualmente dá-se a construção de uma rede da solidariedade que expressa-se não somente nos fóruns mundiais, mas sobretudo nas redes de defesa dos direitos humanos, nas lutas contra a fome e defesa de frentes de produção alimentar, e não de armas, na defesa do meio ambiente, na luta pela paz, contra a exploração do trabalho infantil, dentre outros.
IV - Grupos de mulheres foram organizados nos anos 1990 em função de sua atuação na política, criando redes de conscientização de seus direitos e frentes de lutas contra as discriminações. O movimento dos homossexuais também ganhou impulso e as ruas, organizando passeatas, atos de protestos e grandes marchas anuais. Numa sociedade marcada pelo machismo, isso também é uma novidade histórica.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!