Questão de Comunicação em Psicologia

QUESTÃO 74

Habilidade: H01 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

A
INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa reconhece a censura do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), entretanto não identifica o intuito dessa organização: a propaganda das ideologias varguistas, como o trabalhismo. Dessa forma, a DIP não permitia sambas “malandros”, que exaltavam a vida boêmia.
B
CORRETA. A ideologia do trabalhismo varguista alcançou a cultura popular por meio do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), instrumento que censurava canções que valorizavam a vida boêmia e incentivava canções que se alinhavam aos dogmas varguistas, como o culto à nação, ao trabalho e à família. O primeiro samba, de 1933, é um representante do chamado “samba malandro”, muito popular no Rio de Janeiro das décadas de 1920 e 1930; com a ascensão do governo de Vargas, esse tipo de verso é substituído por sambas como “O bonde de São Januário”, que valorizava o cotidiano do trabalhador.
C
INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa considera apenas dois versos do primeiro samba “Eu vejo quem trabalha / Andar no miserê”, não considera o segundo samba (que valoriza o trabalho) e desconhece que as leis propostas por Getúlio Vargas visavam estruturar o trabalho no Brasil.
D
INCORRETA. O aluno, ao assinalar essa alternativa, não leva em consideração as datas de composição dos sambas (ambas no século XX) nem o enredo deles, que não tratam diretamente da industrialização. A alteração proposta no enredo não é no formato do trabalho, mas sim na postura do sambista em relação ao trabalho.
E
INCORRETA. O aluno que assinalou essa questão apontou corretamente que os enredos tratam do cotidiano do trabalhador, entretanto nada nas composições afirma o impedimento à música como profissão.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!