Sobre os fenômenos que decorrem da dinâmica natural do planeta e os elementos da natureza que sofrem ação antrópica, é correto afirmar que:
01. O solo é um elemento de contato e de interação entre atmosfera, hidrosfera e litosfera, sendo também um recurso natural e dinâmico que pode sofrer desequilíbrio e degradação em função do uso pelas sociedades humanas e, consequentemente, trazer impactos negativos para todos os sistemas integrados a ele.
02. A Teoria Tectônica de Placas descreve o movimento das placas e as forças atuantes entre elas, o que explica, além de vulcanismos e terremotos, a formação de tsunamis, fenômenos que se intensificam com as ações antrópicas no planeta.
04. Os oceanos representam a parte mais importante do sistema que controla os climas terrestres e absorvem grande quantidade de metano (CH4) e de dióxido de enxofre (SO2), contribuindo para a manutenção das temperaturas médias do planeta, o que garante a manutenção da vida.
08. O El Niño é um fenômeno oceânico-atmosférico natural resultante de uma complexa interação entre atmosfera, oceano e radiação solar; ele provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e, como consequência, mudanças na circulação dos ventos e das massas de ar na América do Sul.
16. O planeta Terra, ao longo de sua história geológica, passou por sucessivas alterações do clima, com a alternância de épocas de resfriamento e de aquecimento, que ocasionaram mudanças significativas nas paisagens terrestres.
32. A superexploração de água, ou seja, quando a extração ultrapassa o volume infiltrado, pode afetar o escoamento básico dos rios, secar nascentes, influenciar os níveis mínimos dos reservatórios, provocar impactos negativos na biodiversidade e até mesmo comprometer aquíferos.
64. Os furacões se formam em regiões temperadas e são fenômenos naturais que podem ser intensificados pelas ações antrópicas no planeta.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!