Assinale a alternativa correta com relação à análise de viabilidade econômica para aproveitamento de fontes de energia tradicionais e alternativas.
No estudo de viabilidade para geração de energia elétrica a partir da biomassa, o modelo deve considerar apenas a relação entre as áreas cultivadas, a análise de custos de produção, o transporte e a remuneração dos produtores rurais, além de comparações com outras alternativas energéticas.
No caso de desenvolvimento de um modelo econômico para um parque eólico, como não existe armazenamento de energia, não há controle do quanto produzir. Portanto, a geração eólica é uma variável aleatória sem controle, não tendo o que aperfeiçoar, a não ser melhorar a eficiência das máquinas.
Uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), ao contrário de uma usina hidrelétrica (devido ao seu porte), não se utiliza de um reservatório de acumulação para aumentar a vazão nos horários de pico, a fim de administrar a melhor decisão de defluências do reservatório que possibilitará a máxima receita ao longo de todo um período.
A complexidade no desenvolvimento de um modelo econômico de operação, por exemplo, de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), poderá considerar a análise de um histórico anual de vazões e preços de energia elétrica, para calcular uma regra operativa dos reservatórios da usina, cuja receita obtida seja a máxima possível, sempre considerando a participação da usina no Mecanismo de Realocação de Energia (MRE).
Dentre os fatores que poderiam contribuir para viabilizar economicamente um Sistema de Armazenamento de Energia (SAE), pode-se considerar a facilitação para a introdução de fontes renováveis de energia, em que o SAE poderia servir como estabilizador para a introdução da energia oriunda de fontes contínuas de suprimento, como a solar ou a eólica.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!