Questão de História da Enfermagem

O conhecimento do(a) enfermeiro(a) em relação à anatomia e à fisiologia do sistema cardiovascular é imprescindível para a realização do exame físico, o que subsidia o levantamento de necessidades para propor intervenções adequadas. Nesse contexto e de acordo com Singi (2007), infere-se que:

A

O foco pulmonar localiza-se no 2º espaço intercostal direito na linha paraesternal.

B

Na fase de enchimento rápido dos ventrículos, denominada diástase, as valvas atrioventriculares se abrem, o que permite com que a sístole atrial seja capaz de promover o preenchimento de \frac{2}{3} da capacidade do ventrículo.

C

Considerando a equação DC = VS \times FC, em que DC (débito cardíaco); VS (volume sistólico); FC (frequência cardíaca) o aumento da frequência cardíaca acima de 150 bpm, resulta em aumento do débito cardíaco, devido ao aumento do volume sistólico.

D

Quando o oxigênio cardíaco se torna escasso, ocorre liberação de substâncias vasodilatadoras, dentre as quais a prostaglandina e a adenosina, que atuam na coronária, promovendo o aumento do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco.

E

Os baroreceptores, principalmente os receptores do seio carotídeo e do arco aórtico, desempenham função importante na regulação da atividade cardíaca e da pressão arterial e, no que se refere ao controle da pressão arterial, após longo período de repouso, ao se levantar, ocorre aumento da pressão arterial, assim, os baroreceptores agem imediatamente para reduzir os níveis pressóricos.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!