Questão de Questão Social e Serviço Social
A profunda desigualdade social e a concentração de renda são características brasileiras que se exacerbam no Nordeste e confluem para construção do panorama atual dessa região.
Em relação a região do Nordeste marque as afirmações corretas:
- Os péssimos indicadores de pobreza, analfabetismo, violência etc., além do baixo rendimento, maior precarização do trabalho e alto nível de dependência dos programas de transferência de renda verificados nessa região são resultantes da forma de inserção do Nordeste na dinâmica capitalista brasileira.
- No Nordeste, portanto, o nível de acirramento das expressões da "questão social" é tão alarmante que não exige o apontamento de dados estatísticos, sendo reconhecidamente consensuais.
- A região que, contraditoriamente, já ocupou posição central na economia brasileira, ao final do Período Colonial havia perdido esse status para a região Sudeste, que assumiu, desde então, a condição de vanguarda econômica, reproduzindo, internamente, a principal particularidade da formação social brasileira, a heteronomia. No caso regional, a relação centro-periferia estabelece-se entre o Nordeste, subordinado e dependente, e o Sudeste, industrializado e desenvolvido.
- Enquanto o Nordeste não consegue ultrapassar a economia agrícola, mantém sua posição complementar à economia nacional ao fornecer mão-de-obra e matéria-prima de baixo custo ao Sudeste. Esse, por sua vez, avança no processo de industrialização patrocinado, prioritariamente, pelo acúmulo de capital resultante do período cafeeiro e se consolida enquanto centro da economia nacional.
A
Todas as alternativas estão corretas.
B
Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
C
Somente as alternativas I e IV estão corretas.
D
Somente as alternativas I, e III estão corretas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!