Questão de Topografia

A respeito da proposta anunciada por Trump, podemos afirmar que:

A

para a resolução da divisão territorial, o projeto se inspirou diretamente nos acordos de paz de Oslo, assinado em 1993 na Casa Branca, que teve a presença do então primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin, o líder palestino Yasser Arafat e o presidente americano Bill Clinton. Trump se inspirou no papel desempenhado por Clinton, pois o acordo de Oslo foi reconhecido internacionalmente como a primeira grande proposta de resolução de paz para o conflito árabe-israelense.

B

apesar das contundentes críticas de grupos radicais islamitas, como o Hamas, a proposta do plano de paz foi bem recebida para negociações pela Autoridade Nacional Palestina (ANP), como afirma a nota emitida pelo, então ministro das relações exteriores, Riyad al-Maliki. A posição da ANP reflete os esforços de Israel em diminuir os assentamentos judeus em áreas da Cisjordânia.

C

a tentativa de promoção de paz apenas reverberou para o aumento de tensões em Israel, já que o objetivo central do plano envolve a devolução integral dos territórios palestinos delimitados pela Organização das Nações Unidas em 1947 pela Resolução 181, deixando grupos radicais judeus insatisfeitos. As tensões fizeram emergir as lembranças do episódio de assassinato do ex-primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, morto a tiros por um radical de direita em Israel.

D

bases sólidas para um acordo efetivo de paz não se consolidaram, pois não houve consulta com as autoridades que representam os interesses dos palestinos a respeito das decisões postuladas pelo plano acerca da divisão do território (vale do Jordão e as colônias de judeus na Cisjordânia) e da administração de Jerusalém.

E

a proposta é promissora, pois apesar de não haver representações palestinas para a sua formulação, ao longo das décadas há maior autonomia do povo palestino no acesso das terras e de seus recursos, da água e de postos qualificados de emprego e, consequentemente, do poder de negociação diplomática, reflexo dos grandes investimentos recebidos pelo Oriente Médio em virtude da exploração de petróleo.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!