Questão de Psicologia Hospitalar

Quando o psicólogo atua na maternidade, ele lida com condições e significações muito singulares, visto que a gravidez e a parentalidade têm, para cada família específica, distintos significados. Diante disso, o psicólogo precisa considerar que

A
o comportamento de maternagem ou o instinto materno é natural e independente de contexto social, manifestando-se sempre quando não há intercorrência durante a gravidez e o parto.
B
sua atuação se faz necessária quando há rejeição às mudanças que a nova criança trará ao seio familiar, recomendando-se o seu afastamento nos casos em que a gravidez é sem intercorrências e foi desejada e planejada.
C
quando lida com famílias de bom nível socioeconômico, escolaridade alta e uma rede bem constituída de suporte social para a puérpera, a impossibilidade de significar os inevitáveis sentimentos negativos presentes aumenta a chance do desenvolvimento da depressão pós-parto.
D
uma vez que a gravidez só é possível ao fim da infância, o psicólogo lidará com o psiquismo de uma mulher plenamente desenvolvida, independentemente da idade dela.
E
toda gravidez é marcada por fantasias inconscientes, muitas vezes contraditórias com os ideais conscientes, que podem influenciar muito na forma como a mãe significa sua própria condição, a condição da criança e dos familiares envolvidos.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!