Questão de Psicologia Social
A atuação do assistente social, em seus diferentes campos sócio-ocupacionais, demanda respostas profissionais qualificadas e institucionalizadas, no intento de gerar mudanças significativas ao contexto de vida da população usuária de seus serviços sociais. Para isso, é necessário utilizar-se da pesquisa como aparato para concretização desse objetivo. Sposati (2007), no ensaio “Pesquisa e produção de conhecimento no campo do Serviço Social”, fala sobre a compreensão da inserção nas dimensões ético-valorativas do trato da questão social e de sua função social no processo de reprodução das relações sociais. A necessidade de inclusão dessas dimensões se deu a partir
A
do exame crítico das bases ideológicas da constituição sócio-histórica da profissão e de seus componentes.
B
do debate sobre a relação entre conhecimento e Serviço Social que foi catapultado pelo debate sobre o ‘diagnóstico social’.
C
da aproximação com as teorias de conhecimentos ‘sincréticos e ecléticos’ que dominou o Serviço Social no Brasil por décadas.
D
da predominância da microescala de análise para a ação no real e que levava à superposição do método da pesquisa com o método do diagnóstico social para ação profissional.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!