Sobre a avaliação da aprendizagem é correto afirmar:
A aprendizagem depende exclusivamente do estudante e o avaliador deve ter atenção ao desempenho deste, de forma a verificar se o que o estudante tem como aprendizado presente é suficiente para a sua aprovação.
Avaliar é ser capaz de acompanhar o processo de aquisição de conhecimento dos estudantes para ajudar a superar obstáculos. É diferente do 'ensinar' e cobrar o produto final.
A avaliação da aprendizagem tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verificação da aprendizagem do estudante ao final do processo de ensino, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem).
No processo da avaliação da aprendizagem deve-se verificar o que ocorre no presente, como resultado de um percurso de aprendizagens. Deve-se considerar que, para o estudante adulto, mediante as orientações dos docentes, o estudante teve oportunidade de aprender; se esta aprendizagem não ocorreu, a responsabilidade é dele.
Os processos avaliativos formais são sempre geradores de desestabilização, na medida em que criam fissuras em imagens idealizadas dos estudantes e dos professores e, por esta razão, devem ser evitados.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!