De acordo com OGA, S. et al. (2014), as micotoxinas têm impactos significativos na economia em muitas culturas, especialmente o trigo, milho, amendoim, café e castanha-do-brasil. As micotoxinas são metabólitos secundários naturais, produzidos por fungos em produtos agrícolas no campo e durante o armazenamento, sob uma ampla gama de condições climáticas. Considerando seus conhecimentos sobre as micotoxinas, assinale abaixo a alternativa incorreta.
Aspergillus flavus, frequentemente encontrado em alimentos produzidos nos países tropicais como milho, amendoim e centeio, produz aflatoxinas B e G, enquanto o Aspergillus parasiticus, isolado comumente do amendoim, produz apenas a aflatoxina B.
Os fungos produtores de ocratoxina A (OTA) são os do gênero Aspergillus que predominam em clima tropical e subtropical e o Penicillium, em clima temperado, sendo o Aspergillus ochraceus e Penicillium verrucosum os principais produtores.
Zearalenona é uma micotoxina com efeitos estrogênicos produzida por várias espécies de fungos do gênero Fusarium, incluindo Fusarium graminearum, que contaminam frequentemente cerais, principalmente o milho.
A ação biológica da zearalenona está relacionada à sua capacidade de competir com o receptor específico de união do estradiol, nas células brancas. Além disso, estimula a síntese de DNA, RNA e proteínas em órgãos como útero e glândulas mamárias. Possui atividade estrogênica, tanto em machos quanto em fêmeas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!