Questão de Aspectos Sociológicos da Educação

Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta.

Os CEOs conquistam interações significativas, trabalhando na linha de frente. Trabalhar na linha de frente faz com que os executivos conheçam em primeira mão a realidade de seu negócio e de seus funcionários. Por exemplo, além de conhecer a equipe, Joel Manby, CEO da Herschend Family Entertainment, descobriu que fora muito recluso durante a crise financeira. "Trabalhar com [esses funcionários] me ajudou a perceber que, durante a recessão, eu fiquei distante e apático, afetado pelas decisões de negócios difíceis" reconhece Manby. "Eles me mostraram a importância de me manter ligado às pessoas".

(...) Na Wide Open West, empresa de telecomunicação de Denver, a equipe profissional e administrativa passa algum tempo, em todos os trimestres, trabalhando no call center ou viajando a trabalho com a equipe de tecnologia. Todo mundo que trabalha na matriz da rede Dominos, em Ann Arbor - Michigan, estuda na Pizza Prep School, onde aprendem a fazer pizzas e administrar uma pizzaria. Todos os anos, a Portio Pac Chemical, uma fabricante de produtos de limpeza, com sede em Chicago, realiza um "dia de trás pra frente", para ajudar os funcionários do escritório a entender melhor o trabalho na fábrica. Nesse dia, todo mundo, desde o recepcionista até o CEO, recebe as ordens de trabalho de Mary Jaramillo, supervisora da fábrica. "Queremos que eles vejam como os trabalhos são difíceis" explica Jaramillo (MCSHANE; VON GLINOW, 2014, p. 80).

A
O caso em estudo é sobre job rotation e não tem relação com a discussão sobre a percepção. O caso em estudo trata da percepção que o CEO e os demais trabalhadores têm da função do outro. Job rotation (ou rotação de emprego, do inglês) é uma prática de rodízio de trabalho em que o funcionário atua em diferentes funções, durante um período determinado.
B
Inicialmente, os trabalhadores não tinham uma percepção adequada do trabalho do colega, mas o CEO da empresa, Joel Manby, já tinha. O caso em estudo está relacionado à percepção dos trabalhadores e do gestor, que, de acordo com o texto, afirmou que não tinha a adequada percepção do trabalho dos demais funcionários de alguns setores operacionais.
C
Estar em contato com o outro faz com que o colaborador compreenda melhor o seu trabalho e sua função, mas isso aumenta potencialmente os conflitos no ambiente de trabalho, pois envolve diferentes pessoas em diferentes funções, às quais elas não estão habituadas. Estar em contato com o outro permite ao colaborador conhecer melhor o seu trabalho e o seu colega, evitando conflitos na organização, uma vez que colocar-se no lugar do outro auxilia na compreensão das pessoas.
D
Aproximar-se de funcionários auxilia os gestores a perceberem como os trabalhadores desempenham as suas tarefas, mas isso não interfere nas decisões relacionadas à gestão. Aproximar-se dos colaboradores que trabalham na linha de produção proporciona ao gestor conhecê-los melhor, bem como seus problemas e suas percepções acerca da gestão.
E
Aproximar-se de funcionários auxilia os gestores a perceberem como os outros os veem. Os gestores têem a oportunidade de receber um feedback sobre como as pessoas os veem.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!