Esses excertos podem ser encontrados em duas obras literárias classificadas como romances, entretanto, é perceptível a distinção entre ambas. Considerando o conceito de horizonte de expectativas, é possível ponderar a respeito das duas obras:
Em relação aos excertos apresentados, analise as afirmacoes a seguir.
O leitor que tem como base Capitães da Areia para suas concepções de romance possui um estranhamento quando se depara com a leitura de Os Sofrimentos do Jovem Werther, pois o movimento Modernista moldou as concepções de romance no imaginário do leitor brasileiro, excluindo a concepção trágica associada à obra de Goethe.
O leitor que tem como base Capitães da Areia para suas concepções de romance não possui um estranhamento quando se depara com a leitura de Os Sofrimentos do Jovem Werther, pois a leitura de obras modernistas possibilita a fácil compreensão de textos de movimentos literários anteriores, como o romance trágico de Goethe.
O leitor que tem como base Os Sofrimentos do Jovem Werther para suas concepções de romance não possui um estranhamento quando se depara com a leitura de Capitães da Areia, visto que sua linguagem e temática amorosa podem ser facilmente relacionadas como pertencentes a um gênero literário em comum.
O leitor que tem como base Os Sofrimentos do Jovem Werther para suas concepções de romance possui um estranhamento quando se depara com a leitura de Capitães da Areia, tornando-se necessário que ajuste seu horizonte de expectativas em relação às possibilidades de um mesmo gênero textual.
O leitor que tem como base Capitães da Areia para suas concepções de romance não se depara com uma nova concepção com a leitura de Os Sofrimentos do Jovem Werther, pois as duas obras têm como objetivo atingir públicos diferentes.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!