O Brasil encontra-se em uma porção planetária intracratônica, ou seja, sem significativas falhas geológicas, por não se encontrar nos limites de placas tectônicas. Desta maneira, o território brasileiro possui, de maneira geral, um relevo antigo e desgastado denominado 'embasamento cristalino'. De acordo com os conhecimentos contidos no livro-base Desafios Contemporâneos para a Geografia do Brasil a respeito da composição dessa formação brasileira, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa com a sequência correta:
I. O embasamento cristalino é composto por rochas ígneas e sedimentares, por isso o significativo desgaste do relevo, onde predominam processos de deposição frente aos de erosão.
II. A formação antiga do relevo brasileiro apresenta elevada resistência ao intemperismo, sobretudo pela composição das rochas que a configuram: rochas ígneas e metamórficas.
III. A formação geológica do relevo brasileiro apresenta rochas de distintos períodos geológicos. Um exemplo são as altitudes elevadas do país que são frutos de movimentos tectônicos de outras eras geológicas, mas que em sua configuração atual são dominantes os processos de erosão e intemperismo dessas altitudes.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!