Ebrahim (2001), em sua pesquisa acerca da adoção, pontuou que os adotantes tardios parecem ser mais altruístas do que os candidatos à adoção de bebês. "O altruísmo, mais elevado entre os adotantes tardios, traz uma maior justificativa para a motivação apresentada por estes, de uma preocupação em atender às necessidades do outro como mobilizadora das adoções" (EBRAHIM, 2001, p. 78). Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- Tanto a educação informal oferecida pela família quanto a educação formal oferecida pelas instituições escolares e pelos programas sociais nada contribuem para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos altruísticos.
II- O altruísmo é um comportamento que se volta a atender às necessidades de outros, perpassando escolhas em que as pessoas atribuem menos valor em resultados pessoais, e dificilmente ficam calculando os valores monetários que precisarão investir, comparando-os aos benefícios que receberão.
III- Num comportamento altruísta, os ganhos e os interesses próprios são praticamente nulos. Ao verificar se um ato é altruísta, é necessário averiguar a motivação do sujeito que o realizou. Esta motivação precisa atribuir pouco valor tanto nos resultados pessoais quanto nos custos de suas escolhas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!