Questão de Psicanálise
Para Winnicott as várias fases de desenvolvimento envolvem momentos nos quais predominam distintas condições de dependência. Baseando-se neste pressuposto, leia a situação descrita a seguir: Luiza de aproximadamente 36 meses, sentada na sua mesinha brinca com tintas guache. De forma independente, recusa a ajuda da mãe para ajudar a abrir as tampas dos potinhos. Quando vai abrir uma das tampas, descobre que não tem força/habilidade para abrir a tampa que travou. Fica nervosa, quase chora e, por fim, recorre a mãe, que atenta à criança, abre o potinho de imediato.
A respeito da situação acima relatada, podemos identificar o seguinte tipo de dependência da criança:
A
Luiza já é independente da mãe, pois tem 36 meses. Mas consegue ser auxiliada por essa mãe, ainda suficientemente boa, que continua a respeitar os gestos da criança.
B
Luiza demonstra estar em vivência da dependência absoluta.
C
Luiza está num momento de seu desenvolvimento em que predomina uma certa mistura de independência-dependência, auxiliada por uma mãe, ainda suficientemente boa, que continua a respeitar seus gestos.
D
Luiza está num momento de seu desenvolvimento em que predomina uma certa mistura de dependência-independência, que faz prescindível a figura da mãe.
E
Luiza vive em dependência absoluta, auxiliada por uma mãe, ainda suficientemente boa, que continua a respeitar seus gestos.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!