Questão de Psicologia Hospitalar
Na assistência ao paciente com transtorno mental, seja em um hospital especializado ou no hospital geral, o psicólogo:
A
Deve se apresentar como parecerista, na medida em que o número de pacientes da instituição é sempre muito maior do que a possibilidade de absorção por parte dos psicólogos, devendo ser priorizados os chamados realizados pela equipe médica para que o psicólogo forneça orientações gerais e subsídios para a atuação das demais especialidades.
B
Pode prestar acolhimento ao próprio paciente, realizar orientações aos familiares e intermediar a relação destes com a equipe de saúde, fornecendo subsídios para um atendimento mais qualificado.
C
Deve fornecer instrumentos para que os outros especialistas (da psiquiatria, terapia ocupacional, enfermagem e serviço social) se qualifiquem para realizar as avaliações psicodiagnósticas dos pacientes com transtornos mentais da unidade.
D
Deve trabalhar prioritariamente com grupos em oficinas terapêuticas, visando a socialização dos pacientes e sua reabilitação psicossocial.
E
Deve realizar suporte psicoterápico diário ao paciente, independente da prevalência do seu quadro psíquico dentro do hospital.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!