A ilustração abaixo destaca a visão vigente nos livros de história acerca da abolição da escravidão. A apresentação de uma igualdade formal e material mediante a assinatura da Lei Áurea acaba por sofrer críticas dos estudiosos daquele período. Sobre esse assunto e o mito da democracia, assinale a alternativa correta.
A raça não é um elemento determinante para analisar as desigualdades no Brasil. As diferenças que são percebidas possuem origens no processo de cotas que divide a sociedade atual.
O mito da democracia real foi uma fórmula utilizada para encobrir os profundos conflitos raciais, uma vez que a própria estrutura brasileira ocorreu de forma racialmente desigual.
Não é possível falar da existência de racismo no Brasil, visto que se trata de um país altamente miscigenado e que possui convivência harmoniosa entre as pessoas.
Apesar da cultura pacífica que marca a expressão do povo brasileiro, existiam distinções entre brancos e negros que só puderam ser superadas após a democratização do país, registrada com a Proclamação da República em 1889.
O Brasil é considerado um paraíso racial, o pacifismo que marca a cultura brasileira é visível desde o período pré-república, quando homens e mulheres, brancos e negros comungavam das mesmas liberdades.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!