Busca-se verificar a influência dos meios de comunicação de massa no comportamento do povo sucuriano, verificando na obra a atuação desse meio na construção de sua identidade cultural. É possível perceber a partir do comportamento da mídia em relação às atitudes do prefeito que:
A alma coletiva da massa desconhece autoridade, violam leis, causam a desordem porque representa o retorno ao estado primitivo, no qual as inibições morais desaparecem e afetividade e o instinto passam a dominar.
Apesar de todo esse belo discurso do papel da mídia, tendo a verdade como orientação primeira, pensa-se que essa não o tem desempenhado de forma verdadeira, eficaz e sincera.
O discurso jornalístico tem peso de autoridade e é detentor de um poder simbólico, pois detém o poder de produzir diferentes perspectivas sobre a realidade.
Observa-se que a influência da mídia molda o comportamento individual, produzindo um coletivo baseado nos ideais de uma determinada classe social, ou seja, os meios de comunicação de massa são produtores de uma identidade social, pautada na ideologia daqueles que detém o poder sobre as massas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!