Questão de Fisiologia do Sistema Nervoso
Com o desenvolvimento do capitalismo, a partir da segunda fase da Revolução Industrial, foram percebidas e incentivadas inúmeras inovações tecnológicas, que possibilitaram não apenas o acesso de uma ampla camada de consumidores a estes bens e serviços, mas também uma modificação intensa na produção destes bens. Destacam-se duas formas de organização do trabalho: o taylorismo e o fordismo, ambas visando aumentar a produtividade, com menores custos e em menor tempo. O taylorismo e o fordismo têm como características centrais, respectivamente:
A
O controle das políticas estatais que queriam impor uma legislação trabalhista; A obsolescência programada para criar mais consumo.
B
A tecnologia de ponta para auxiliar a mão-de-obra que tinha cada vez mais demanda; O apoio aos sindicatos para manter a satisfação do operário.
C
A intervenção direta na política para conseguir melhores preços no mercado externo; A produção de bens de luxo, vistos como um mercado em ascensão.
D
O controle e definição de tempo necessário para que o trabalhador execute determinada ação; O estabelecimento de linhas de produção para gerar produtividade.
E
A manutenção constante das máquinas para substituir o trabalhador; A preocupação em manter o trabalhador motivado através de folgas semanais.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!