As molas, em especial as de compressão, são elementos de máquina dinâmicos capazes de alterar suas dimensões por conta da aplicação de uma força. Por esse motivo, pode ser um elemento que armazena energia, conforme a deformação sofrida. Por isso que os amortecedores de veículos podem ser constituídos desse elemento. Entre as características mecânicas da mola, avalie as alternativas a seguir e assinale a correta.
Se duas molas de mesmas dimensões forem feitas de mesmo material, mas de fios de diâmetros diferentes, aquela com o fio mais grosso tem uma constante de mola menor.
Ao construir uma máquina em que as molas estão montadas em paralelo, as constantes de cada mola são somadas a fim de definir a constante de mola total do sistema.
A constante de mola é um importante parâmetro, pois destaca a razão entre a força aplicada e a variação do diâmetro médio da mola.
A constante de mola é diretamente proporcional ao número de espiras ativas presentes na mola. Ou seja, quanto mais espiras, maior a constante de mola.
Não se deve construir molas com índice menor que 4, porque há o risco de sofrerem com a flambagem.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!